VÍDEO COM AS QUESTÕES 180 A 510
Veja no link:
http://matematicacomotavio.blogspot.com.br/p/matematica-ensino-fundamental-fumarc_11.html
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OPERAÇÕES FUNDAMENTAIS
1)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Maravilhas – MG –
2010– FUMARC) A tecla de divisão de uma calculadora comum não funciona.
Você deseja dividir um número por 50, usando a calculadora, você deve
multiplicar o número por qual fator?
a) 0,04
b) 0,03
c) 0,02
d) 0,05
2)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Ipuã – MG – 2016–
FUMARC) Um número, ao ser dividido por 7, 11 ou 13, deixa sempre resto 3. O
menor número com essas características é
(A) 715.
(B) 718.
(C) 2145.
(D) 2154.
Comentário: O número é 1004. Não há resposta correta
3)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Mariana – MG – 2011–
FUMARC) Na subtração:
7 3 Y 8
- Z 2 X
-----------
6 5 7 3
Respectivamente, os valores dos algarismos x,y e z são:
a) 5,9,8
b) 5,8,9
c) 9,8,5
d) 9,5,8
4) (Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Belo Horizonte – MG –
2009– FUMARC) Um número natural deixa resto 2, quando dividido por 5, e
resto 3, quando dividido por 4. Qual o resto da divisão desse número por 20?
a) 5
b) 6
c) 7
d) 8
EXPRESSÕES NUMÉRICAS ENVOLVENDO AS OPERAÇÕES BÁSICAS
5)(Concurso de
Professor de Matemática – Prefeitura Municipal de Santa Luzia – 2017 – FUMARC) O
valor da expressão numérica é:
(A) – 2
(B) 2
(C) – 4
(D) 4
6)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Maravilhas – MG –
2010– FUMARC) Qual é o valor de:

a) 1/2
b) 3/2
c) 3/4
d) 5/4
7)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Belo Horizonte – MG –
2009– FUMARC Um dos números mais famosos da Matemática e muito usado em
ciências, artes, arquitetura etc. é o número PHI (φ):
Se somarmos 1 ao φ, concluiremos que 1 + φ é igual
a) ao dobro de φ
a) ao dobro de φ
b) ao
quadrado de φ
c) ao
triplo de φ
d) a metade
de φ
POTENCIAÇÃO
8)(Concurso de
Professor de Matemática – Prefeitura Municipal de Santa Luzia – 2017 – FUMARC) Se
N é o número que resulta do cálculo de 223 . 513,
quantos algarismos iguais a zero tem N?
(A) 13
(B) 14
(C) 23
(D) 36
9)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Betim – MG – 2007–
FUMARC) Ao expressar n = 71989
como um inteiro, o último algarismo deste será:
a) 9.
a) 9.
b) 7.
c) 3.
d) 1
10) (Concurso
de Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo – MG
– 2009– FUMARC) Se x = 0,5; y = ( 0,5 )1/2 e z = ( 0,5)3
, logo podemos afirmar que:
a) X< Y < Z
b) X< Z
< Y
c) Z<
X < Y
d) Y< Z
< X
PROBLEMAS COM FRAÇÕES
11)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Mariana – MG – 2011–
FUMARC) Um agricultor arou 5/12 de um terreno. Depois plantou em 3/5 do
terreno lavrado. Que parte do terreno foi plantada?
a) 1/4
b) 2/4
c) 3/4
d) 5/4
12) (Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Ipuã – MG – 2016–
FUMARC) Em uma turma com 32 alunos, 10 vieram de outra escola. A fração que
representa a quantidade de veteranos em relação ao total de alunos da turma é
a) 11/16
a) 11/16
b) 5/16
c) 5/8
d) 3/8
13) (Concurso de
Professor de Matemática – Prefeitura Municipal de Santa Luzia – 2017 – FUMARC) Um
advogado, contratado por Thiago, consegue receber 4/5 de uma causa avaliada em
R$ 400.000,00 e cobra 3/8 da quantia recebida, a título de honorários. A
quantia, em reais, que Thiago receberá, descontada a parte do advogado, será de
(A) R$
120.000,00
(B) R$
200.000,00
(C) R$
320.000,00
(D) R$
350.000,00
14) (Concurso de Professor PEB II de Matemática
– Prefeitura Municipal de Mata Verde – MG – 2011– FUMARC) Em uma corrida de
kart, um jovem completa uma volta em 36 segundos. Outro jovem,que possui um carro com
velocidade igual a 2/3 do primeiro, leva quanto tempo para completar uma volta
no mesmo circuito de kart?
a) 24
a) 24
b) 54
c) 60
d) 90
15)(Concurso de
Professor PEB II Séries Finais – Prefeitura Municipal de Paracatu – MG – 2012– FUMARC) Tradicionalmente, alguns mineiros
costumam comer pizza nos finais de semana. A família de José, composta por sua
esposa e seus filhos, comprou uma pizza tamanho gigante cortada em 20 pedaços
iguais. Sabe-se que José comeu 5/2 da pizza, sua esposa comeu 3/10 e sobraram N
pedaços para seus filhos. O valor de N é:
a) 5
a) 5
b) 6
c) 7
d) 8
DÍZIMAS PERIÓDICAS
16) (Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Belo Horizonte – MG –
2009– FUMARC) O número 3,7373737 ... pode ser escrito na forma de fração (é
um número racional). Depois de reduzida aos seus menores termos, calcule a soma
do numerador e do denominador dessa fração.
a) 370
a) 370
b) 373
c) 460
d) 469
ÁREAS E PERÍMETROS
17)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Iturama – MG – 2015–
FUMARC) Um canteiro de uma praça tem o formato de um retângulo de lados 4 m
e 3 m. Esse canteiro será cercado com arame. Serão dadas 4 voltas de arame no
canteiro. Quantos metros de arame serão utilizados?
(A) 14
(B) 28
(C) 42
(D) 56
18)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Betim – MG – 2007–
FUMARC) Paulo tem seu jardim num
pátio retangular. Decide, então, aumentar o jardim, acrescentando 10% à largura
e ao comprimento. A porcentagem acrescentada à área é:
a) 10%.
a) 10%.
b) 20%.
c) 21%.
d) 40%.
19)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Belo Horizonte – MG –
2009– FUMARC) Para colocar ladrilhos no piso de um salão retangular de 6,60
m por 9,40 m, serão comprados ladrilhos quadrados de 20 cm de lado. Então, o
número necessário de ladrilhos é:
a) 1540
b) 1551
b) 1560
c) 1570
20)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Iturama – MG – 2015–
FUMARC) Um retângulo tem lados iguais a 2 cm e 8 cm. Um quadrado que tem a
mesma área que o retângulo anterior terá lado igual a:
(A) 2 cm
(B) 4 cm
(C) 8 cm
(D) 16 cm
21)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Iturama – MG – 2015–
FUMARC) Uma piscina possui 8 m de comprimento, 4 m de largura e 2 de
profundidade. Para azulejar essa piscina, serão utilizadas peças quadradas que
medem 10 cm de lado. O número total de peças para azulejar o fundo da piscina
é:
(A) 32.000
(B) 3.200
(C) 320
(D) 32
22) (Concurso de Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Belo Horizonte – MG – 2009– FUMARC) Sabendo
que o perímetro de um terreno retangular é 140m e que sua área é 1200 m²,
podemos, então, concluir que:
a) a dimensão
menor é metade da dimensão maior.
b) a dimensão
menor é 1/3 da dimensão maior.
c) a
dimensão menor é 2/3 da dimensão maior.
d) a dimensão
menor é 3/4 da dimensão maior.
23) (Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Maravilhas – MG –
2010– FUMARC) Marque a
alternativa que mais se aproxima da medida da área do triângulo cujos lados
medem 6 cm, 5 cm e 4 cm.
a) 8,8 cm²
b) 7,8 cm²
c) 9,8
cm²
d) 10,8 cm²
24)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Presidente Olegário –
MG – 2011– FUMARC) Um terreno tem a forma de trapézio de bases 16m e 8m e
altura 10m. Construiu-se nesse terreno uma horta retangular de 8m por 6m. Qual
foi a área que sobrou para arborização foi de:
a) 68m².
b) 79m².
c) 72m².
d) 69m² .
25)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Governador Valadares –
MG – 2009– FUMARC) A base de um
prisma reto de altura igual a 6 m, é um trapézio isósceles, de 8m e 16m de
bases e de lado oblíquo igual a 5m. Calcule a área lateral desse prisma.
a) 200 m²
b) 194 m²
c) 204
m²
d) 196 m²
26)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Iturama – MG – 2015–
FUMARC) Uma folha é formada por uma malha quadriculada. Ao pintar um
quadrado, nesta folha, com lado equivalendo a 10 lados dos quadrados menores,
teremos um total de:
(A) 10 quadrados.
(B) 20
quadrados.
(C) 50
quadrados.
(D) 100
quadrados.
27)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Iturama – MG – 2015–
FUMARC) Em uma horta que tem medida retangular de lados iguais a 2 m e 3 m,
serão plantados 6 tipos de verduras. A horta foi dividida em 6 quadrados de
mesmo tamanho para a plantação. O lado de cada quadrado medirá:
(A) 1 m
(B) 2 m
(C) 3 m
(D) 6 m
VOLUMES
28)(Concurso de Professor
PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Ipuã – MG – 2016– FUMARC) Uma
caixa retangular possui as medidas indicadas na figura. A caixa está
completamente cheia de água. Deseja-se retirar toda a água da caixa em garrafas
pet de 2 litros cada. O número de garrafas necessárias é
(A) 25.
(B) 250.
(C) 400.
(D) 500.
29)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo – MG –
2009– FUMARC) Em um cubo de 1m de lado cabe, no máximo, a seguinte
quantidade de cubos de 4 cm de lado:
a) 2.500
b) 10.000
c) 15.625
d) 18.000
30)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo – MG –
2009– FUMARC) Um paralelepípedo retângulo de dimensões 6m, 3m e 2m tem sua
capacidade reduzida à terça parte. O volume em litros é:
a) 12000
b) 15000
c) 20000
d) 18000
31)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Betim – MG – 2007–
FUMARC) Um bloco retangular de 2 x 3
x 4 tem sua superfície pintada de vermelho. Em seguida, ele é cortado em cubos
com 1 unidade de aresta cada um. O número de cubos que tem exatamente uma de
suas faces pintadas de vermelho é:
a) 0.
b) 4.
c) 8.
d) 12.
32) (Concurso de Professor PEB II de
Matemática – Prefeitura Municipal de Betim
2007–FUMARC) O volume de uma esfera
de raio r é (4/3)𝜋𝑟3.
Se um balão esférico é inflado até que o seu raio seja dobrado, então o seu
volume é aumentado pelo fator:
a) 8.
b) 6.
c) 4.
d) 2.
33)(Concurso
de Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Governador
Valadares – MG – 2009– FUMARC) A aresta
da base de um prisma hexagonal regular mede 4m e a aresta lateral mede 6m.
Calcule o volume do prisma.
34)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Belo Horizonte – MG –
2009– FUMARC) A pirâmide de Queóps (construída por volta de 2.500 anos
antes de Cristo), no Egito, tem 146 m de altura. Sua base é um enorme quadrado,
cujo lado mede 246 m. Se um caminhão basculante carrega 5 m³ de areia, para
transportar um volume de areia igual ao volume da pirâmide, a quantidade de
caminhões necessários (e suficientes) é:
a) 589000.
b) 589023.
c) 589050.
d) 589060.

SÓLIDOS GEOMÉTRICOS
36)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Mata Verde – MG –
2011– FUMARC) Das planificações abaixo as três que geram pirâmides são:



a) A, B e C
b) B, C e D
c) A, C
e D
d) A, B e D
SIMETRIAS
37)(Concurso de Professor PEB II de
Matemática – Prefeitura Municipal de Betim – MG - 2007– FUMARC) A figura abaixo que NÃO tem eixo de
simetria é:

ÂNGULOS
38) (Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Ipuã – MG – 2016–
FUMARC) Observe a figura ao lado:
De acordo com a figura e considerando â = 60º, a afirmativa
INCORRETA relacionada a essa situação é:
(A) A
bissetriz do ângulo a forma dois ângulos de 30º.
(B) As
bissetrizes dos ângulos a e b sempre formam um ângulo de 90º, qualquer que seja
a medida do ângulo a.
(C) O ângulo b
possui valor de 120º.
(D) O valor do
ângulo de uma volta pode ser dado por 2b + 60º.
39) (Concurso de Professor PEB II de Matemática
– Prefeitura Municipal de Betim – MG – 2007– FUMARC) Pela manhã, o ponteiro dos minutos de um
relógio vai de 9h 45min até 10h 13min. O número de graus que o ponteiro girou
foi:
a) 28°.
b) 68°.
c) 140°.
d) 168°.
40)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Ipuã 2016– FUMARC) Antes
de fazer uma reforma em casa, Jonas fez o esboço de algumas paredes para
mostrar para o arquiteto.
Analisando o desenho, o arquiteto chegará à conclusão de
que existem pares de retas paralelas?
(A)
Sim, as retas t e u são paralelas, porque os
ângulos correspondentes formados por essas retas são congruentes.
(B)
Sim, as retas r e s são paralelas, porque os
ângulos alternos internos, formados por essas retas, são congruentes.
(C)
Sim, as retas r e s e as retas t e u são
paralelas, e isso está claro no esboço feito pelo aluno.
(D) Não, porque o aluno deixou de representar
alguns ângulos no esboço.
41) (Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Maravilhas – MG –
2010– FUMARC) A soma dos quatro ângulos agudos formados por duas retas
paralelas cortas por uma reta transversal é igual a 100º. O ângulo obtuso mede:
a) 160º
b) 165º
c) 170º
d) 155º
42) (Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Belo Horizonte – MG –
2009– FUMARC) Sabendo que a medida (em graus) do ângulo interno de um
triângulo é um número inteiro e que a medida do segundo é o dobro da medida do
primeiro e a medida do terceiro é o triplo da medida do segundo, então, a
medida do ângulo maior é:
a) 150
b) 140
c) 130
d) 120
POLÍGONOS
43)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Mariana – MG – 2011–
FUMARC) Considerando as afirmativas a seguir, associe V para as sentenças
verdadeiras e F para as sentenças falsas.

Todo retângulo é um paralelogramo.
Todo quadrado é um
retângulo.
Todo losango é um
quadrado.
A alternativa que corresponde à seqüência CORRETA é:
a) F, V, V.
b) F, F, V.
c) V,
F, F.
d) V, V, F.
44)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Matozinhos – 2011–
FUMARC) Quantas diagonais tem um
eneágono e quantas dessas partem de um único vértice? a) Um eneágono tem 30
diagonais e 5 dessas partem de um mesmo vértice.
b) Um
eneágono tem 30 diagonais e 6 dessas partem de um mesmo vértice.
c) Um
eneágono tem 81 diagonais e 9 dessas partem de um mesmo vértice.
d) Um
eneágono tem 27 diagonais e 6 dessas partem de um mesmo vértice.
45)(Concurso de
Professor de Matemática – Prefeitura Municipal de Santa Luzia – 2017 – FUMARC) Sobre as diagonais de polígonos, é INCORRETO
afirmar:
(A) As
diagonais de um losango são bissetrizes dos ângulos internos.
(B) As
diagonais de um quadrado são perpendiculares.
(C) As
diagonais de um retângulo se cruzam no ponto médio.
(D) As
diagonais de um trapézio isósceles são bissetrizes dos ângulos internos.
46)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Maravilhas – MG –
2010– FUMARC) Dadas as sentenças abaixo. Classifique cada uma como
verdadeira ou falsa e marque a alternativa que melhor representa a sua escolha:
I. O
Incentro é o ponto de interseção das bissetrizes internas de um triângulo.
II. O
Circuncentro é o ponto de concurso ou de encontro das mediatrizes dos lados de
um triângulo.
III.
O Baricentro é o ponto de encontro das medianas
de um triângulo.
a) As três sentenças estão corretas.
b) As três
sentenças estão incorretas.
c) A
sentença II está incorreta.
d) A sentença
III está incorreta.
47)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Matozinhos – MG –
2011– FUMARC) Indique corretamente
as medidas dos ângulos de um paralelogramo, sabendo que a diferença entre dois
ângulos consecutivos é igual a 1/9 da soma dos seus ângulos.
a) 80°, 100°, 80°,
100°.
b) 70°, 110°,
70°, 110°.
c) 90°,
90° 90°, 90°.
d) 60°,120°,60°,120°.
CIRCUNFERÊNCIA
48)(Concurso de
Professor de Matemática – Prefeitura Municipal de Santa Luzia – 2017 – FUMARC) As
circunferências da figura abaixo são tangentes entre si. Os pontos A e B são
pontos de tangência dessa circunferência com a reta AB.

Nesse caso, a distância do ponto A até o ponto B é de
(A) 50
cm
(B) 40
cm
(C) 30 cm
(D) 25 cm
49)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Iturama 2015– FUMARC) Uma
praça tem o formato de uma circunferência com comprimento 20.π m. O diâmetro da
circunferência que determina a praça é:
(A) 10 m
(B) 15 m
(C) 20 m
(D) 40 m
50)(Concurso de
Professor de Matemática – Prefeitura Municipal de Santa Luzia – 2017 – FUMARC) Uma
praça tem a forma de um setor circular de raio 24 m e 120º, como mostra a
figura.

Todas as manhãs, João dá 10 voltas em torno dessa praça. A
distância percorrida por João é de, aproximadamente,
(A) 980
m
(B) 742
m
(C) 502 m
(D) 1507 m
51)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Presidente Olegário –
MG – 2011– FUMARC) Se o raio de um círculo aumenta 20%, então o seu
perímetro a sua área aumentarão respectivamente:
a) 20% e 20%.
b) 20% e 40%.
c) 40%
e 40%.
d) 20% e 44%.
52)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Iturama – MG – 2015–
FUMARC) Um relógio do sol será instalado em uma praça pública de uma
cidade. Para isso, o piso que receberá o relógio será pintado. Sabendo que o
relógio será formado por um círculo de raio igual a 10 m, a área a ser pintada
será de:
(A) 10.π
m²
(B) 20.π
m²
(C) 100.π m²
(D) 1 000.π m²
53)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Ipuã – MG – 2016–
FUMARC) Observe a figura abaixo.
Sabendo-se que x = y = z = 2 cm, é CORRETO afirmar que a
área x mais a área z é igual a
(A) 24π
cm²
(B) 36π
cm²
(C) 48π cm²
(D) 56π cm²
54)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Maravilhas – 2010–
FUMARC) Dadas duas circunferências coplanares e concêntricas de raios
iguais a 5 m e 4 cm. Quais das alternativas abaixo representa a área da coroa
circular determina por essas circunferências.
a) 15π cm²
b) 9π cm²
c) 6π
cm²
d) 1π cm²
55)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Catas Altas – MG –
2011– FUMARC) O volume de um cilindro circular reto gerado
pela rotação de um retângulo de dimensões 4cm e 8cm em torno do lado maior, é:
a) 256 πcm³
b) 136 πcm³
c) 128
πcm³
d) 224 πcm³
56)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Presidente Olegário –
MG – 2011– FUMARC) Um cilindro está inscrito num cubo, sendo que, a aresta
do cubo é igual ao diâmetro do cilindro e o volume do cilindro é 128πcm³. O
volume do cubo é:
a) 343cm³.
b) 512cm³.
c) 729cm³.
d) 164cm³.
SEMELHANÇA DE TRIÂNGULOS E TEOREMA DE TALES
57)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Ipuã – MG – 2016–
FUMARC) Um marinheiro próximo a uma
ilha observou que a sombra do farol, às 15 horas, tem 24 m e a sombra da base
tem 21 m à mesma hora. O vigilante do farol contou que a parte superior, a da
luz, tem 1,2 m. Qual a altura da base do farol?
(A) 84
m.
(B) 96
m.
(C) 8,4 m.
(D) 9,6 m.
58)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Mariana 2011– FUMARC)
Observe as figuras:
E CORRETO afirmar que as figuras semelhantes são:
a) I
e II
b) I e III
c) II e
III
d) I, II e
III
59)(Concurso de
Professor de Matemática – Prefeitura Municipal de Santa Luzia – 2017 – FUMARC) Em
cada quadro está representado um par de triângulos.
São semelhantes apenas os triângulos (A) do quadro II.
(B) do
quadro III.
(C) dos
quadros III e IV.
(D) dos
quadros I, II e III.
TEOREMA DE PITÁGORAS E RELAÇÕES MÉTRICAS NO TRIÃNGULO RETÂNGULO
60)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Maravilhas – MG –
2010– FUMARC) Um triângulo tem como medidas de seus lados 7, 12 e 13.
Trata-se então de um triângulo.
a) Retângulo
b) Obtusângulo
c) Acutângulo
d) Isósceles
61)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Betim – MG – 2007–
FUMARC) Na figura,
ABCD é um retângulo em que AB = 8 cm e BC = 6 cm. A
área do círculo é:
a) 25π cm².
b) 25 cm².
c) 100
cm².
d) 100π cm².
62)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Governador Valadares –
MG – 2009– FUMARC) A altura de um
triângulo equilátero é igual a 10
cm. O perímetro equivale a:

a)
72cm
b) 64cm
c) 70cm
d) 60cm
63)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Iturama – MG – 2015–
FUMARC) Um triângulo retângulo tem um de seus catetos medindo 6 cm e a
projeção desse cateto sobre a hipotenusa mede 3,6 cm. O comprimento da
hipotenusa deste triângulo é:
(A) 4 cm.
(B) 6
cm.
(C) 8 cm.
(D) 10 cm.
64)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Mata Verde – MG –
2011– FUMARC) Na
figura abaixo,
os ângulos B e D são retos, BD mede 7,2cm e o segmento DC é
o quádruplo do segmento AD. O lado AC mede
a) 9cm;
b) 15cm;
c) 18cm;
d) 14,4cm.
65)
(Concurso de Professor PEB II de
Matemática – Prefeitura Municipal de Betim 2007– FUMARC) ABCD é um retângulo inscrito em um quarto
de círculo.

Se AD = 12 e CE = 1, o comprimento de AB é
a) 7.
b) 6.
c) 5.
d) 4.
RELAÇÕES MÉTRICAS NOS POLÍGONOS REGULARES
66)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Belo Horizonte – MG – 2009– FUMARC) Um hexágono regular inscrito
numa circunferência tem apótemas de 3√5m. O raio r dessa circunferência mede:
a) 2 √5.
b) √5
c) 2
√15.
d) √15
GENERALIZAÇÃO EM EXPRESSÕES ALGÉBRICAS
67)(Concurso de
Professor de Matemática – Prefeitura Municipal de Santa Luzia – 2017 – FUMARC)
Uma caixa será montada com um quadrado de papelão de lado medindo x. Para isso,
será recortado um quadrado de lado 5 cm de cada um de seus cantos, como mostra
a figura a seguir:
A lei da função que fornece a área A restante após o
recorte (região escura na figura), em função do tamanho do lado x, é
(A) A = x2 – 4x
(B) A =
x2
– 20
(C) A = x2
– 25
(D) A = x2
– 100
68)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Iturama – MG – 2015–
FUMARC) Uma folha medindo 10 cm e 20 cm será dobrada para formar uma pequena
caixa. Se cada lado da folha for dobrado em um comprimento igual a x, a
expressão que representa a área do fundo dessa caixa será:
(A) 4.x²
- 60.x + 200
(B) 4.x²
+ 60.x + 200
(C) x² - 30.x
+ 200
(D) x² + 30.x
+ 200
69)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Iturama 2015– FUMARC) O
preço de uma corrida de táxi é dado pela multiplicação dos quilômetros rodados
por R$ 2,73 que devem ser acrescidos ao valor da bandeirada de R$ 4,40. A
expressão que representa o valor de uma corrida de táxi, sendo x a distância
percorrida, em quilômetros, é:
(A) 2,73.
x + 4,40
(B) 2,73.
x - 4,40
(C) 4,40. x +
2,73
(D) 4,40. x -
2,73
CÁLCULO ALGÉBRICO
70)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo – MG –
2009– FUMARC) Simplificando a expressão
71)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Betim – MG – 2007–
FUMARC) Simplificando a termos mais
simples, a expressão

72)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Governador Valadares –
MG – 2009– FUMARC) Identifique os
valores dos números racionais a e b de modo que:
a) a = 2 e b =-1
b) a = 3 e b
=-1
c) a =
1 e b =-2
d) a = 2 e b
= 2
73)
(Concurso de Professor PEB II de
Matemática – Prefeitura Municipal de Catas Altas 2011– FUMARC) Ao
Simplificarmos a expressão
a) 4xy.
b) 6xy.
c) 5xy.
d) 2xy.
74)(Concurso de Professor PEB II de Matemática –
Prefeitura Municipal de Belo Horizonte – MG – 2009– FUMARC) Ao multiplicar
obtemos:
EQUAÇÕES DO 1º E 2º GRAUS
75)(Concurso de Professor PEB II de Matemática –
Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo – MG – 2009– FUMARC) O valor de m, para que o número 3 seja raiz da
equação
a) -43/15
b) -3
c) -15/43
c) 3
EQUACIONAMENTO
76)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Ipuã – MG – 2016–
FUMARC) Em um teatro, o preço do ingresso é de R$ 40,00, mas estudantes pagam R$ 20,00. Uma peça foi
assistida por 180 pessoas e a bilheteria arrecadou R$ 5.200,00. O número de
estudantes que assistiram à peça é
(A) 80.
(B) 90.
(C) 100.
(D) 120.
77)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Belo Horizonte – MG –
2009– FUMARC) Juntos, Pedro, Renato e Saulo têm R$ 78,00. Pedro tem o
triplo do que tem Saulo, que tem o triplo do que tem Renato. Quanto Saulo tem?
a) R$ 8,00
b) R$ 18,00
c) R$
28,00
d) R$ 38,00
78)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Catas Altas 2011–
FUMARC) Uma pessoa retira R$ 80,00 de
um banco, recebendo 6 notas, algumas de R$ 20,00 e outras de R$ 10,00.Quantas
notas de R$ 20,00 foram recebidas por essa pessoa?
a) 3 notas de R$ 20,00.
b) 1 nota de
R$ 20,00.
c) 4
notas de R$ 20,00.
d) 2 notas de
R$ 20,00.
79)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Ipuã – MG – 2016–
FUMARC) Thiago escreveu um número no caderno e subtraiu 3. O resultado
multiplicou por 2/5 e, depois, somou 1. O novo resultado ele multiplicou por 3
e, finalmente, subtraiu 2 obtendo, assim, o número 7. O número que Thiago
escreveu no caderno pertence ao conjunto
(A) {0,
1, 2}
(B) {3,
4, 5}
(C) {6, 7, 8}
(D) {9, 10,
11}
80)(Concurso de
Professor PEB II Séries Finais – Prefeitura Municipal de Paracatu – MG – 2012–
FUMARC) Um grupo de amigos pretende
alugar um apartamento na praia para uma temporada pelo preço de R$ 3 000,00,
cabendo a cada um o pagamento de R$ 500,00 para o aluguel. Como não podem pagar
esse valor, decidem ampliar o grupo para que a parcela de cada um passe a ser
de R$300,00. O número de amigos que precisam convidar a mais é:
a) 6
a) 6
b) 5
c) 4
d) 3
81)(Concurso de
Professor PEB II Séries Finais – Prefeitura Municipal de Paracatu – MG – 2012–
FUMARC) Ari, Jair e Fábio pescaram
27 peixes, sendo que Jair pescou dois terços da quantidade pescada por Ari, e
Ari pescou 3 peixes a menos do que Fábio. Quantos peixes Fábio pescou?
a) 6
b) 8
c) 9
d) 12
82)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Governador Valadares –
MG – 2009– FUMARC) José e Maria
recebem o mesmo salário por hora de trabalho. Após José ter trabalhado 4 horas
e Maria 3 horas e 30 minutos, José tinha a receber R$ 100,00 a mais que Maria.
Calcule o que equivale a dois décimos do que José recebeu.
a) R$ 190
b) R$ 200
c) R$
160
d) R$ 180
83)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Betim – MG – 2007–
FUMARC) Um ciclista pedala 410 km
em cinco dias. Cada dia ele pedala 15 km a mais que no dia anterior. A distância pedalada no primeiro dia é:
a) 82 km.
b) 72 km.
c) 62
km.
d) 52 km.
84) (Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo – MG – 2009–
FUMARC) Três quartos do meu salário são reservados para o aluguel e a
metade do que sobra para a alimentação. Descontados o dinheiro do aluguel e da
alimentação, do que sobra, dois quartos são gastos com estudo e um quarto é
colocado na poupança, restando então R$100,00 para gastos diversos. Qual é o
meu salário e quanto gasto com os meus estudos?
a) R$3200,00;
R$ 230,00
b) R$3000,00;
R$320,00
c) R$3200,00;
R$200,00
d) R$3000,00;
R$200,00
85)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Maravilhas – MG –
2010– FUMARC) Dois estudantes, A e B, receberam bolsas de mesmo valor para
serem monitores. No final do mês, o estudante A havia gastou 6/7 do total de
sua Bolsa, o estudante B havia gasto 7/8 do total de sua Bolsa, sendo que o
estudante A ficou com R$ 10,00 a mais que o estudante B. Quantos reais
economizou o estudante B?
a) R$ 70,00
b) R$ 90,00
c) R$
80,00
d) R$ 100,00
86)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Belo Horizonte – MG –
2009– FUMARC) O denominador da fração excede de 5 ao numerador. Se somarmos
7 ao denominador, o valor da fração se torna ½. Logo, na fração original,
numerador + denominador é:
a) 25
b) 27
c) 29
d) 31
87)(Concurso de Professor
PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Belo Horizonte – MG – 2009–
FUMARC) Compramos 10m de cambraia e 30 m de seda por R$5100,00. Se sabemos
que o preço do metro de cambraia custa R$40,00 menos que o da a seda, quanto
pagaremos por 1m de seda e 1m de cambraia?
a) R$ 412,00
b) R$ 343,00
c) R$
235,00
d) R$ 100,00
88)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Presidente Olegário –
MG – 2011– FUMARC) João Pedro tem 12 anos e Maria Luíza, 7anos. Daqui a
quantos anos o produto de suas idades será igual a 176?
a) Daqui a 7 anos.
b) Daqui a 13
anos.
c) Daqui
a 2 anos.
d) Daqui a 4
anos.
INEQUAÇÕES
89)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Betim – MG – 2007–
FUMARC) Se a e b são dois inteiros
tais que b > a, então o número de números inteiros entre a e b é a) b – a.
b) b – a – 2.
c) b –
a – 1.
d) b – a + 1.
90)(Concurso de Professor PEB II de Matemática –
Prefeitura Municipal de Ipuã – MG – 2016– FUMARC) O menor número
inteiro que satisfaz a desigualdade
(A) 1.
(B) 2.
(C) 3.
(D) 4.
91)(Concurso de Professor de Matemática –
Prefeitura Municipal de Santa Luzia – 2017 – FUMARC) Analise a figura a
seguir:
Essa figura corresponde à construção do gráfico da
inequação
(A) 2x +
4 ≤ 0
(B) 2x +
4 ≥ 0
(C) -2x + 4 ≤
0
(D) -2x + 4 ≥
0
RAZÃO E PROPORÇÃO
92)(Concurso de Professor PEB II de Matemática –
Prefeitura Municipal de Governador Valadares – MG – 2009– FUMARC) Em uma sala de aula, a razão entre o número de
homens e o de mulheres é 3/8. Então o valor que mais se aproxima da porcentagem
que corresponde ao número de mulheres é:
a) 70%
b) 65%
c) 73%
d) 80%
93)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Betim – MG – 2007–
FUMARC) A razão entre dois números é
7/3 e sua diferença é 244. Um desses números é:
a) 161.
a) 161.
b) 166.
c) 420.
d) 427.
DIVISÃO PROPORCIONAL E REGRA DE SOCIEDADE
94)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Maravilhas – MG –
2010– FUMARC) O lucro de uma empresa foi dividido entre seus três sócios:
Alberto, José e Henrique, em partes proporcionais a 4, 3 e 5, respectivamente.
Sabendo que Alberto recebeu R$ 60.000,00 a mais que José, quanto recebeu
Henrique?
a) R$ 240.000,00
a) R$ 240.000,00
b) R$
180.000,00
c) R$
300.000,00
d) R$
480.000,00
95)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Mata Verde – MG –
2011– FUMARC) Paulo comprou 60 docinhos para uma festa de aniversário,
sendo eles: brigadeiros, cajuzinhos e cocadas, em quantidades diretamente
proporcionais aos números 7, 3 e 5, nessa ordem. O número de docinhos comprados
por Paulo que NÃO são brigadeiros é:
a) 48
a) 48
b) 40
c) 32
d) 28
96)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Betim – MG – 2007–
FUMARC) Se 64 é dividido em três
partes proporcionais a 2, 4 e 6, a parte menor é:
a) 5 1/3

b) 11
c) 10
1/3

d) 5
97)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Matozinhos – MG –
2011– FUMARC) Três pessoas (x, y,
z) resolvem abrir um negócio. A primeira investe R$ 10.000,00. A segunda R$
30.000,00 e a terceira R$ 20.000,00. Após um período de funcionamento, o
investimento rendeu um lucro de R$ 12.000,00, que foi distribuído às três de
forma que a quantia recebida, seja diretamente proporcional, ao valor investido
por cada uma. Quanto recebeu cada pessoa(investidor)?
a) A primeira recebeu R$ 4.000,00, a segunda R$ 2.000,00 e a terceira R$ 6.000,00
a) A primeira recebeu R$ 4.000,00, a segunda R$ 2.000,00 e a terceira R$ 6.000,00
b) A primeira
recebeu R$ 2.000,00, a segunda R$ 5.000,00 e a terceira R$ 5.000,00
c) A
primeira recebeu R$ 2.000,00, a segunda R$ 4.000,00 e a terceira R$ 6.000,00
d) A primeira
recebeu R$ 2.000,00, a segunda R$ 6.000,00 e a terceira R$ 4.000,00
REGRA DE TRÊS
98)(Concurso de
Professor PEB II Séries Finais – Prefeitura Municipal de Paracatu – MG – 2012–
FUMARC) A padaria de um supermercado
produz, com 200 quilos de farinha, 240 quilos de pão. Quantos quilos de farinha
serão necessários para fazer 3 quilos de pão?
a) 2
b) 2,5
c) 3
d) 3,5
99)(Concurso de
Professor PEB II Séries Finais – Prefeitura Municipal de Iturama – MG – 2015 –
FUMARC) Uma fábrica de autopeças dispõe de 6 prensas hidráulicas que,
funcionando 8 horas por dia durante 10 dias, produzem 24.000 peças. Se essa
fábrica trabalhar 10 horas por dia com apenas 4 prensas hidráulicas, então o
total de dias necessário para a produção de 40.000 peças é:
(A) 15
(B) 18
(C) 20
(D) 24
PORCENTAGEM
100)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Governador Valadares –
MG – 2009– FUMARC) Quanto vale 130%
de 500% de um valor?
a) 450%
b) 600%
c) 650%
d) 750%
101)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Mata Verde – MG –
2011– FUMARC) Sabe-se que 60% dos alunos de uma escola fizeram vestibular,
e desses, 20% foram classificados. Em relação ao total de alunos da escola, é
CORRETO afirmar que a porcentagem de alunos que foram classificados no
vestibular é
a) 12%.
b) 20%.
c) 40%.
d) 80%.
102)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Betim – MG – 2007–
FUMARC) Descontos sucessivos de 10%
e 20% são equivalentes a um desconto simples de:
a) 30%.
b) 28%.
c) 15%.
d) 5%.
103)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Maravilhas – MG –
2010– FUMARC) Uma impressora foi vendida com um desconto de R$ 30,00, sendo
esse valor igual a 2,5% do preço original. Qual é o preço da impressora após o
desconto?
a) R$
1.240,00
b) R$
1.500,00
c) R$
1.340,00
d) R$
1.470,00
104)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Presidente Olegário –
MG – 2011– FUMARC) O salário de um trabalhador era de R$ 750,00 e passou a ser
de R$ 920,00. Qual foi a porcentagem de aumento?
a) 15,25%.
b) 16,75%.
c) 22,66%.
d) 18,66%.
105)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Maravilhas – MG –
2010– FUMARC) Um comerciante leva a um banco 3 cheques pré-datados, cujos
valores são R$ 3.500,00, R$ 4.000,00 e R$ 5.000,00, vencíveis em 45, 60 e 90
dias, respectivamente. O banco utiliza uma taxa de desconto de 2% ao mês. Qual
é o valor líquido recebido pelo comerciante?
a) R$ 11.323,00
b) R$
12.500,00
c) R$
11.935,00
d) R$ 12.339,00
106)( Concurso
de Professor PEB II de Matemática – Prefeitura
Municipal de Matozinhos – MG – 2011– FUMARC) O número de habitantes de uma
cidade, no período de um ano, passou de 45.000 para 45.820. Em termos de variação percentual a população
cresceu a uma taxa de: ]
a) 2,0%.
b) 1,8%.
c) 1,6%.
d) 8,2%.
107)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Governador Valadares –
MG – 2009– FUMARC) Uma pessoa
possui a quantia de R$ 8.000,00 para comprar um terreno, cujo preço é de R$
20,00 por metro quadrado. Considerando que os custos para obter a documentação
do imóvel oneram o comprador em 5% do preço do terreno, qual é o valor que mais
se aproxima da área máxima que o comprador pode vir a adquirir com o dinheiro
que possui?
a) 370 m²
b) 390 m²
c) 400
m²
d) 381 m²
108)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Catas Altas – MG –
2011– FUMARC) Um vendedor recebe
mensalmente um salário fixo de R$ 1.000,00 mais uma comissão de 5% sobre as
vendas do mês. Em geral, a cada período de duas horas e meia de trabalho, ele
vende o equivalente a R$ 500,00. Se ele
costuma trabalhar 220 horas por mês, o que é preferível: um
aumento de 20% no salário fixo ou um aumento de 20% (de 5% para 6%) na taxa de
comissão?
a) o aumento do salário fixo.
b) o aumento
da taxa de comissão.
c) o
aumento no salário corresponde, em termos financeiros, igualitariamente ao
aumento da taxa de comissão.
d) O aumento
do salário teria que ser de 21%, para superar o aumento de 20% na taxa de
comissão.
JUROS SIMPLES
109)(Concurso de
Professor de Educação Profissional Matemática ou Administração – Fundação
Profissional de Ensino Profissionalizante – 2010 – FUMARC) Quais os valores
dos capitais que, aplicados à taxa de juros simples de 2,5% a.m. produzem juros
de R$ 15.000,00 em: a) 3 anos, b) 4 anos e 20 dias e c) l ano, 2 meses e 20
dias?
a) R$
12.666,66, R$ 11.232,89 e R$ 39.090,90.
b) R$
16.666,67, R$ 12.328,77 e R$ 40.909,09.
c) R$
13.500,00, R$ 18.250,00 e R$ 45.500,00.
d) R$
14.327,18, R$ 11.180,40 e R$ 19.571,80.
110)(Concurso de
Professor de Educação Profissional Matemática ou Administração – Fundação
Profissional de Ensino Profissionalizante – 2010 – FUMARC) Qual a quantia que, aplicada a 4,7% ao
mês, durante 250 dias, produz os mesmos juros simples que R$ 52.000,00,
aplicados à taxa de 2,35% ao mês, durante o mesmo prazo?
a) R$ 30.550,00
b) R$
33.102,40
c) R$
26.000,00.
d) R$
28.250,10.
111)(Concurso de
Professor de Educação Profissional Matemática ou Administração – Fundação
Profissional de Ensino Profissionalizante – 2010 – FUMARC) Juliana, Ana
Luiza e Letícia aplicaram, respectivamente, R$ 2.000,00, R$ 4.000,00 e R$
8.000,00, à taxa de juros simples, de 12% ao ano, durante 4, 5 e 7 meses,
respectivamente. Se eles juntassem suas economias e fizessem uma aplicação
única, qual deveria ser o prazo da operação para que o total de juros obtido
fosse o mesmo?
a) 5 meses
b) 6 meses
c) 7
meses
d) 8 meses.
112)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Maravilhas – MG –
2010– FUMARC) Um aparelho de som é vendido por R$ 1000,00 para pagamento
dentro de 90 dias após a compra. Se o pagamento for feito à vista, há um
desconto de 10% sobre o preço de R$ 1.000,00. Qual é a taxa mensal de juros
simples que mais se aproxima da taxa cobrada na compra a prazo?
a) 3,4% a.m.
b) 2,5% a.m.
c) 4,2%
a.m.
d) 3,7% a.m.
113)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Governador Valadares –
MG – 2009– FUMARC) Use o regime de
juros simples e determine o valor final resgatado ao fim de 4 meses que
corresponde a um valor aplicado de R$ 890,00 à taxa de 1% ao mês.
a) R$ 905,60
b) R$ 915,60
c) R$
935,60
d) R$ 925,60
114)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Mariana – MG – 2011–
FUMARC) Uma pessoa aplica R$ 1800,00 à taxa de juro de 2% ao mês. Se ela
resolver tirar todo o dinheiro após um mês, quanto vai receber?
a) R$ 1764,00
b) R$ 1800,00
c) R$
1836,00
d) R$ 1872,00
115)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Presidente Olegário –
MG – 2011– FUMARC) Um cliente deseja comprar um bem avaliado em R$
3.000,00, usando o que tem depositado na caderneta de poupança, que está
rendendo cerca de 1% ao mês. Se optar pela condição a prazo pagará duas
prestações iguais de R$ 1.505,00, uma hoje e uma daqui a 30 dias. Qual é a
melhor opção de pagamento?
a) À vista.
b) A prazo,
sobrará R$ 6,25.
c) A
prazo, sobrará R$ 3,15.
d) A prazo,
sobrará R$ 4,95.
JUROS COMPOSTOS
116)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Governador Valadares –
MG – 2009– FUMARC) Numa compra à
vista, o valor do bem é de R$ 1.020,00. A prazo, o valor pago foi de R$
1.220,00 já que a instituição financeira cobra 3,5% ao mês para bens
financiados. Use o regime de juros compostos e determine o tempo do
financiamento sabendo que ln(1,196)= 0,179 e ln(1,035) = 0,034.
a) 6 meses e 2 dias
b) 5 meses e
7 dias
c) 4
meses e 27 dias
d) 3 meses e
10 dias
117) (Concurso
de Professor PEB II de Matemática – Prefeitura
Municipal de Catas Altas – MG – 2011– FUMARC) Ao aplicar o valor de R$ 1.000,00 por 4 meses,
você resgatou R$1.200,00. Marque a alternativa que indica, nessa ordem, as
taxas de juros aplicadas, segundo os regimes de juros simples e de juros
compostos admitindo que (1,2) 0,25 = 1,046.
a) 4,6% e 5% ao mês.
b) 5% e 4,6 %
ao mês.
c) 4,6%
e 5% ao dia.
d) 5% e 4,6%
ao dia.
118)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Matozinhos – MG –
2011– FUMARC) Uma pessoa tem
dívidas de R$ 3.000,00 e R$ 4.000,00, que vencem dentro de 1 e 2 meses
respectivamente. Quanto deverá aplicar, hoje, à taxa de juros de 1 % ao mês, a
juros compostos, para fazer frente aos compromissos?
a) R$ 6.981,48.
b) R$
5.981,48.
c) R$
6.891,48.
d) R$
5.891,48.
119)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Matozinhos – MG –
2011– FUMARC) Um capital de R$ 1.100,00 é aplicado, a juros compostos, à
taxa de 2% ao mês por um prazo de 3 meses. Determine a taxa de juros, de acordo
com o regime de juros simples, que garanta a mesma rentabilidade e o mesmo
valor de resgate.
a) 3,02% am.
b) 2,51% am.
c) 4,01
% am.
d) 2,04% am.
120)(Concurso de Professor
PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Presidente Olegário – MG – 2011–
FUMARC) Uma pessoa aplica uma quantia à taxa de 3% ao mês. Em quantos meses
aproximadamente a quantia depositada triplica? (ln 1,03 = 0,029 e ln 3 =
1,098).
a) 35 meses.
b) 40 meses.
c) 37
meses.
d) 30 meses.
CONTAGEM
121)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Belo Horizonte – MG –
2009– FUMARC) Escrevendo todos os números inteiros de 100 a 999, quantas
vezes escrevemos o algarismo 6?
a) 99
b) 150
c) 280
d) 300
122)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Catas Altas – MG –
2011– FUMARC) Quantos números de 3
algarismos distintos pode-se usar para o sistema decimal?
a) 1000.
b) 980.
c) 840.
d) 648.
a) 18.
b) 16.
c) 14.
d) 12.
PROBABILIDADE
124)(Concurso de
Professor de Educação Profissional Matemática ou Administração – Fundação
Profissional de Ensino Profissionalizante – 2010 – FUMARC) Dados da Polícia Rodoviária Federal
demonstram que no ano de 2007, nas rodovias federais que cortam Minas Gerais,
os atropelamentos com morte ocuparam o terceiro lugar no ranking de mortalidade
por acidente. A cada 34 atropelamentos, ocorreram 10 mortes. São cerca de 620
atropelamentos, quase dois por dia. De acordo com os dados acima, se for
escolhido aleatoriamente para investigação mais detalhada um dos atropelamentos
ocorridos em 2007, a probabilidade de ter sido um atropelamento sem morte é:
a) 3/5
b) 5/17
c) 12/17
d) 2/5
125)(Concurso de
Professor PEB II Séries Finais – Prefeitura Municipal de Paracatu – MG – 2012–
FUMARC) Em uma festa há 20 homens e
25 mulheres. Sorteando-se um convidado ao acaso, qual é a probabilidade de ser
um homem?
a) 4/9
b) 5/9
c) 1/9
d) 1/20
126)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo – MG –
2009– FUMARC) Num sorteio da Megassena, qual é a probabilidade de sair um
número menor que 58?
a) 90%
b) 78%
c) 96,6%
d) 95%
127)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Betim – MG – 2007– FUMARC) A distribuição por sexo e altura de um
grupo de jogadores de basquete é dada pela Tabela
Sorteado um jogador e sabendo-se que o mesmo mede menos que
1,80m, a probabilidade de que ele seja homem é:
a) 1/5
b) 1/10
c) 4/13
d) 2/15
128) (Concurso
de Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Governador
Valadares –MG – 2009– FUMARC) Uma
urna contém 5 bolas pretas, 3 bolas brancas e 10 bolas vermelhas. Uma bola é
escolhida ao acaso. Qual é a probabilidade de: a bola não ser vermelha.
a) 4/9
b) 7/10
c) 10/3
d) 5/9
129)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Governador Valadares –
MG – 2009– FUMARC) Em um grupo de
300 alunos, 70 estudam Matemática, 60 estudam Física, 20 estudam Matemática e
Física. Se um aluno é escolhido ao acaso, qual a probabilidade de que ele não
estude nem Matemática nem Física:
a) 7/25
b) 19/30
c) 14/25
d) 11/25
130)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Matozinhos – MG –
2011– FUMARC) Um número é escolhido
ao acaso entre os 10 números naturais, de 1 a 10. Qual é a probabilidade de o
número escolhido ser primo?
a) 3/4.
b) 1/2.
c) 2/5.
d) 3/2.
131)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Mata Verde – MG –
2011– FUMARC) Escolhido, ao acaso, um elemento do conjunto de divisores
positivos de 80, a probabilidade de que ele seja primo é:
a) 1/2
b) 1/3
c) 1/4
d) 1/5
132)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Presidente Olegário –
MG – 2011– FUMARC) Um casal pretende ter 3 filhos e quer saber qual é a
probabilidade de nascerem dois meninos e uma menina?
a) 1/2.
b) 2/3.
c) 3/8.
d) 1/8.
ESTUDO DAS MÉDIAS
133)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Betim – MG – 2007–
FUMARC) A média aritmética de um
conjunto de inteiros é 6. A soma dos inteiros é 18. Logo, o número de inteiros
no conjunto é
a) 3.
b) 6.
c) 9.
d) 12.
134) (Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Betim – MG 2007–
FUMARC) O professor anotou os
resultados das provas de 25 estudantes. Obteve que a média da turma foi 72. Na
distribuição das provas, observou que errara a notação da nota de João. Dera a
ele a nota 86 e anotara 36. Logo, a média CORRETA da turma é:
a) 70.
b) 74.
c) 75.
d) 78.
135)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Matozinhos – MG –
2011– FUMARC) A média aritmética de
um conjunto formado por 5 números é igual a 30. Ao acrescentarmos o número x a
esses valores, a média aumenta em 50%. Qual é o valor de x?
a) 100.
b) 10.
c) 90.
d) 120.
136)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Presidente Olegário –
MG – 2011– FUMARC) No jogos Olímpicos, um atleta, de salto em altura,
obteve as seguintes marcas: 158cm, 165cm, 145cm, 136cm. Qual foi a regularidade
deste atleta?
a) 10,45 cm.
b) 17,34 cm.
c) 11,25
cm.
d) 13,56 cm.
137)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Maravilhas – MG –
2010– FUMARC)
O valor médio de velocidades para os veículos
corresponde a:
a) 55,7 km/h
b) 59,7 km/h
c) 62,4
km/h
d) 78,5 km/h
ESTATÍSTICA
138)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Maravilhas – MG –
2010– FUMARC) Os números abaixo indicam a quantidade de faltas de um aluno
durante o semestre letivo nas oito disciplinas do seu curso superior:
3 - 4 - 8 - 9 - 5 - 4 - 6 - 5
Qual das alternativas seguintes representa o número
mediano das faltas desse aluno?
a) 4,2 faltas
b) 5 faltas
c) 5,5
faltas
d) 6,2 faltas
139)(Concurso de Professor de Educação Profissional Matemática ou Administração – Fundação Profissional de Ensino Profissionalizante – 2010 – FUMARC) Após jogar um dado em forma de cubo com seis faces numeradas de 1 a 6, por 10 vezes consecutivas, e anotar o número obtido em cada jogada, obteve-se a seguinte tabela de distribuição de freqüências:
A média, mediana e moda dessa distribuição de
freqüências são, respectivamente:
a) 2, 2 e 1.
b) 3, 3 e 1.
c) 3, 4
e 2.
d) 6, 2 e 4.
140)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo – MG –
2009– FUMARC) Um vendedor deseja vender 20 Kg de banana prata em uma
manhã.Começou a vender a fruta por R$ 2,30 reais o quilo e, com o passar das
horas, reduziu o preço em duas ocasiões. Observe a tabela que informa a
quantidade de quilos vendidos em cada período e os diferentes preços cobrados.
Naquela manhã, por quanto foi vendido, em média, o
quilo da banana.
a) 2, 20 reais.
b) 2, 15
reais.
c) 2,09
reais.
d) 2,25
reais.
141)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Catas Altas – MG –
2011– FUMARC) Na saída de um cinema,
um grupo de alunos fez um levantamento pedindo aos espectadores que dessem uma
nota ao filme a que haviam assistido. As respostas foram:
Marque a alternativa, que nessa ordem, indica corretamente
os valores da nota média, a nota mediana e a nota modal, dada pelos
espectadores, ao filme?
a) 4; 4; 4.
b) 3,32; 4;
3,32.
c) 3,32;
4; 4.
d) 4; 3,32;
4.
142)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Betim – MG 2007–
FUMARC) Um levantamento dos gols
sofridos por uma equipe de futebol, em cada uma das partidas que realizou,
apresentou o seguinte quadro:
A média de gols sofridos por partida é:
a) 4,1.
a) 4,1.
b) 2,8.
c) 2.
d) 1,46.
143)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Catas Altas – MG –
2011– FUMARC) Em uma prova, vinte e
cinco alunos obtiveram as seguintes notas:
4,0 5,0 7,0 9,0 9,0
4,0 5,0 7,0 9,0 9,0
4,0 5,0 7,0 9,0 9,0
4,0 6,0 8,0 9,0 9,0
4,0 6,0 8,0 9,0 9,0
Classifique cada sentença como
(V) para Verdadeiro ou
(F) para Falso.
( ) A freqüência relativa da nota 4,0 é de 20%.
( ) A freqüência absoluta acumulada da nota 7,0 é 13.
( ) A freqüência relativa da nota 5,0 é de 10%.
( ) A freqüência relativa acumulada da nota 7,0 é de 52%.
Marque a sequência CORRETA, de cima para baixo:
a) V,
F, V, F.
b) V, V, V,
V.
c) V,
V, F, V.
d) F, F, F,
F.
144)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Mata Verde – MG –
2011– FUMARC) Observe os gráficos:
Os gráficos mostram a quantidade de alunos, dos colégios A
e B, das turmas da 3ª série do ensino médio que pretendem fazer cursinho
pré-vestibular paralelamente às aulas do colégio. A diferença entre o total de
alunos do colégio A e do colégio B que NÃO pretende fazer cursinho é:
a) 40
b) 50
c) 60
d) 150
CONJUNTOS E DIAGRAMAS
145)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Belo Horizonte – MG –
2009– FUMARC) O levantamento socioeconômico entre os habitantes de certa
cidade revelou que:
15% têm casa
própria
25% têm automóvel
11% têm casa própria e automóvel
Qual o percentual dos que não têm casa própria nem
automóvel?
a) 49
b) 35
c) 29
d) 25
QUESTÃO ERRADA - SEM ALTERNATIVA CORRETA
QUESTÃO ERRADA - SEM ALTERNATIVA CORRETA
146)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo – MG –
2009– FUMARC) Em uma Universidade são lidas duas revistas pedagógicas A e
B. Do total de alunos, 75% leem a revista A e 60% leem a revista B. Admitindo
que todo aluno é leitor de pelo menos uma das revistas, determine o percentual
de alunos que leem ambas:
a) 35%
b) 40%
c) 15%
d) 25%
147)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Governador Valadares –
MG – 2009– FUMARC) De todos os
empregados de uma firma, 40% optaram por um plano de assistência médica. A
firma tem a matriz na capital e somente duas filiais, uma em Governador
Valadares e outra em Teófilo Otoni. 40% dos empregados trabalham na matriz e
35% dos empregados trabalham na filial de Teófilo Otoni. Sabendo que 20% dos
empregados da capital optaram pelo plano de assistência médica e que 30% dos
empregados da filial de Teófilo Otoni também o fizeram, qual a porcentagem dos
empregados da filial de Governador Valadares?
a) 50%
b) 67%
c) 90%
d) 86%
*Questão com problemas, veja o vídeo.
*Questão com problemas, veja o vídeo.
148)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Belo Horizonte – MG –
2009– FUMARC) Numa comunidade constituída de 4300 pessoas há três programas
de TV favoritos: Esporte (E), novela (N) e Show (S). A tabela abaixo indica
quantas pessoas assistem a esses programas.
A partir desses dados,
verifica-se que o número de pessoas da comunidade que não assistem a qualquer
dos três programas é:
a) 182
b) 200
c) 220
d) 310
QUESTÃO ERRADA, SEM ALTERNATIVA CORRETA
QUESTÃO ERRADA, SEM ALTERNATIVA CORRETA
149)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo – MG –
2009– FUMARC) Os conjuntos A, B, AUB têm, respectivamente, 12, 10 e 15
elementos. O número de elementos de A∩B é:
a) 4
b) 5
c) 6
d) 7
150)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Governador Valadares –
MG – 2009– FUMARC) Dados os
conjuntos A e B tais que n(A)= 6,n(B)= 4, n(AᴖB)=5,determine o número de
subconjuntos de AᴗB.
a) 32 subconjuntos
b) 64
subconjuntos
c) 16
subconjuntos
d) 8
subconjuntos
151)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Pedro Leopoldo – MG –
2009– FUMARC) Numa escola de formação de professores, estudam 710 alunos.
Destes, 330 estudam Matemática, 200 estudam Letras e 30 deles fazem os dois
cursos (Matemática e Letras). Quantos alunos estudam Matemática e Letras,
apenas Matemática, apenas Letras e não estudam nem Matemática nem Letras?
a) 500, 300,
170, 200, respectivamente.
b) 500, 330,
200, 170, respectivamente.
c) 500,
300, 170, 210, respectivamente.
d) 500, 330,
170, 210, respectivamente.
152)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Presidente Olegário –
MG – 2011– FUMARC) Durante uma viagem choveu quatro vezes. Chovia pela
manhã ou à tarde, nunca o dia todo. Houve cinco manhãs e três tardes sem chuva.
Quantos dias durou a viagem?
a) 7 dias.
b) 6 dias.
c) 5
dias.
d) 4 dias.
153)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Matozinhos – MG –
2011– FUMARC) Seja W o conjunto {n e
N Ι 2 ≤ n ≤ 30, n múltiplo de 2, n não múltiplo de 4}. Qual é o número de
elementos de W?
a) 9 elementos.
b) 8
elementos.
c) 10
elementos.
d) 11
elementos.
154)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Governador Valadares –
MG – 2009– FUMARC) Se R={(x,y)
A X B / x < y} e A= 1,2,3,4} e B={ 2,3,5,7}
quantos elementos pertencem a R-1 ?

a) 10 elementos
b) 12
elementos
c) 13
elementos
d) 11
elementos
CONJUNTOS NUMÉRICOS
155)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Maravilhas – MG –
2010– FUMARC) Classifique cada sentença em verdadeira (V) ou falsa (F):
( ) Todo número natural é inteiro
( ) Todo número racional é real
( ) Todo número inteiro é racional
( ) Todo número real é irracional
Assinale a alternativa abaixo que representa a sua
classificação:
a) Todas as alternativas são falsas
b) Só existe
uma alternativa falsa
c) Todas
as alternativas são verdadeiras
d) Só existe
uma alternativa verdadeira

156)(Concurso de Professor PEB II de
Matemática – Prefeitura Municipal de Iturama – MG – 2015– FUMARC) Considerando
o número Z=√ 0,444.. . ,
podemos afirmar que
(A) Z é um número inteiro não positivo.
(B) Z é
um número irracional não positivo.
(C) Z é um
número racional não inteiro.
(D) Z é um
número real não negativo.
FUNÇÃO
157)(Concurso de
Professor PEB II Séries Finais – Prefeitura Municipal de Iturama – MG – 2015 –
FUMARC) A relação entre a pressão p (medida em atm) e a profundidade h de
um ponto submerso na água do mar pode ser expressa pela função linear p(h) =
0,1h +1. Nessas condições, é CORRETO afirmar que a área (medida em unidades de
área) sob o gráfico de p(h), considerando 0 ≤ h ≤ 10, é igual a:
(A) 10
(B) 11
(C) 15
(D) 20
158)(Concurso de
Professor PEB II Séries Finais – Prefeitura Municipal de Iturama – MG – 2015 –
FUMARC) Os termos da sequência (77,
74, 37, 34, 17, 14,...) são obtidos por um critério lógico de formação. Assim,
segundo esse critério, é CORRETO afirmar que a soma do sétimo e oitavo termos
dessa sequência é:
(A) 21
(B) 16
(C) 13
(D) 11
159)(Concurso de Professor PEB II de Matemática
– Prefeitura Municipal de Belo Horizonte – MG – 2009– FUMARC) No Brasil, as
temperaturas são medidas em graus Celsius. Nos Estados Unidos, elas são medidas em outra escala: em graus
Fahrenheit. Podemos relacionar a escala americana com a que usamos aqui, por
meio da função:
, onde x é a temperatura em graus Celsius e y é a
temperatura em graus Fahrenheit. Se na escala Celsius a temperatura do corpo
humano é de 36,5 graus, estão esta temperatura na escala Fahrenheit é:

a) 97,7 graus
b) 93,4 graus
c) 90,5
graus
d) 87,2 graus
160)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Governador Valadares –
MG – 2009– FUMARC) A parábola de
equação y = -2x² + bx + c passa pelo ponto (4,0) e seu vértice é o ponto de
coordenadas (5,v).Então qual é o valor de V:
a) -6
b) 6
c) 2
d) -4
PROGRESSÕES ARITMÉTICA E GEOMÉTRICA
161)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Belo Horizonte – MG –
2009– FUMARC) Dada a sequência de números 750, 368, 178, 84, 38, 16, a qual
obedece um critério matemático de formação, o próximo termo (7º termo) será:
a) 2
b) 4
c) 6
d) 8
162)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Mata Verde – MG –
2011– FUMARC) A soma de três números em PG crescente é 42 e o produto entre
ele é 512. O 5º termo desta PG é
a) 64
b) 128
c) 256
d) 512
163)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Mariana – MG – 2011–
FUMARC) Um atleta percorre sempre 500 m a mais que no dia anterior. Sabendo
que ao final de 15 dias ele correu um total de 67500 m, o número de metros
percorridos no terceiro dia é:
a) 1750.
b) 2000.
c) 3750.
d) 4500.
EQUAÇÕES EXPONENCIAIS E LOGARÍTIMICAS
164)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Governador Valadares –
MG – 2009– FUMARC) Determine n a fim
de que a média aritmética dos números 4n, 4n+1,
4n
+ 2 seja igual a 28.
a) 2
b) 3
c) 4
d) 1
165)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Belo Horizonte – MG –
2009– FUMARC) Resolvendo o sistema de equações
conclui-se que y - x é igual a:
a) 101
b) 111
c) 114
d) 128
SISTEMAS LINEARES
166)(Concurso de
Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Belo Horizonte – MG –
2009– FUMARC) Resolvendo o sistema:
(1)
5x – 3y + 2z = 19
(2)
4x + 5y – 3z = 31
(3)
3x + 7y – 4z = 31
Encontramos
a resposta:
a) x+y+z = 12
b) x+y+z = 13
c) x+y+z
= 14
d) x+y+z = 15
QUESTÕES PEDAGÓGICAS E TEÓRICAS
167)(Concurso
de Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Mariana – MG –
2011– FUMARC) É consenso, entre os educadores matemáticos, e indicado pelos
PCNs, que é preciso iniciar o aluno no uso de novas tecnologias e a calculadora
é uma delas. Uma das razões para essa recomendação é social: a escola não pode
se distanciar da vida do aluno, e sua vida em sociedade está impregnada pelo
uso da calculadora. Outra razão é pedagógica: usando a calculadora para efetuar
cálculos, o aluno terá mais tempo para raciocinar, para criar e resolver
problemas. Sendo assim, a discussão, hoje, diz respeito a quando e como
utilizar a calculadora na aula de Matemática. Porém, diz o consenso que o uso
da calculadora não seria recomendável...
a) para cálculos
numéricos auxiliares.
b) para melhorar
a estimativa dos alunos por meio de jogos.
c) para
investigar propriedades matemáticas.
d) para resolver
problemas elementares.
168)(Concurso
de Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Mariana – MG –
2011– FUMARC) De acordo com os
Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática
dedicados ao 1° e 2°ciclos do Ensino Fundamental, a resolução de problemas,
como eixo organizador do processo de ensino e aprendizagem de Matemática, pode
ser resumida nos seguintes princípios, EXCETO:
a)
A situação-problema é o ponto de partida da atividade
matemática e não a definição. No processo de ensino e aprendizagem, conceitos,
idéias e métodos matemáticos devem ser abordados mediante a exploração de
problemas, ou seja, de situações em que os alunos precisem desenvolver algum
tipo de estratégia para resolvê-las.
b)
O problema certamente não é um exercício no qual o aluno
aplica, de forma quase mecânica, uma fórmula ou um processo operatório. Só há
problema se o aluno for levado a interpretar o enunciado da questão que lhe é
posta e a estruturar a situação que lhe é apresentada.
c)
Um conceito matemático se constrói articulado com
outros conceitos, por meio de uma série de retificações e generalizações.
Assim, pode-se afirmar que o aluno constrói um campo de conceitos que toma
sentido num campo de problemas, e não um conceito isolado em resposta a um
problema particular.
d)
A resolução de problemas é uma atividade para ser
desenvolvida em paralelo ou como aplicação da aprendizagem, pois proporciona o
contexto em que se podem apreender conceitos, procedimentos e atitudes
matemáticas.
169)(Concurso
de Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Mariana – MG –
2011– FUMARC) Nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Matemática dedicados
ao 1° e 2° ciclos do Ensino Fundamental, são propostos “alguns caminhos para
‘fazer
Matemática’ na sala de aula". Estes caminhos são
os recursos:
a)
resolução de problemas, etnomatemática, tecnologias da
informação, jogos.
b)
resolução de problemas, História da Matemática,
tecnologias da informação, jogos.
c)
resolução de problemas, História da Matemática,
tecnologias da informação, etnomatemática.
d)
resolução de problemas, História da Matemática,
tecnologias da informação, jogos, etnomatemática.
170)(Concurso
de Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Mariana – MG –
2011– FUMARC) De acordo com as propostas dos Parâmetros Curriculares
Nacionais de Matemática dedicados ao 1° e 2°ciclos do Ensino Fundamental, todas
as afirmativas estão corretas, EXCETO:
a)
Resolver um problema não se resume a interpretar o que
foi proposto e chegar à solução correta, utilizando procedimentos adequados,
pois a resposta certa não assegura que houve a apropriação do(s)
conhecimento(s) envolvido(s).
b)
Os problemas matemáticos trabalhados em sala de aula,
em geral, não se constituem em verdadeiros problemas, porque, usualmente, não
apresentam desafios nem a necessidade de verificação para validar sua resposta
e o procedimento empregado para se chegar à solução.
c)
A melhor maneira de desenvolver um conteúdo,
contemplando as teorias atuais no campo da Educação Matemática, é partir de
definições, exemplos, demonstração de propriedades, seguidos de exercícios de
aprendizagem, fixação e aplicações do tópico abordado.
d)
Aproximações sucessivas de um conceito são construídas
para resolver um certo tipo de problema; num outro momento, o aluno utiliza o
que aprendeu para resolver outros, o que exige transferências, retificações,
rupturas, segundo um processo análogo ao que se pode observar na História da
Matemática.
171)(Concurso
de Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Mata Verde – MG –
2011– FUMARC) As pesquisas e discussões no campo da Educação Matemática
apontam que:
a)
Os conteúdos matemáticos devem ser trabalhados
isoladamente. Ao serem retomados, devem cumprir o objetivo de serem utilizados
como ferramentas para a aprendizagem de novas noções.
b)
Fazer abordagens calcadas na prática e no cotidiano dos
alunos é louvável, se o professor não eliminar conteúdos importantes por serem
julgados, sem uma análise adequada, que não são de interesse para os alunos
porque não fazem parte de sua realidade ou não têm uma aplicação prática
imediata.
c)
A abordagem de conceitos, idéias e métodos, sob a
perspectiva de resolução de problemas, deve ser incorporada à prática
pedagógica, a partir de listagens de problemas cuja resolução depende,
basicamente, da escolha de técnicas ou formas de resolução memorizadas pelos
alunos.
d)
Ao organizar o programa de ensino da disciplina, é
importante que o professor esteja atento aos pré-requisitos, tendo como único
critério a estrutura lógica da Matemática, pois os tópicos se articulam na
forma de uma corrente, cada um deles sendo um quesito fundamental para o que
vai sucedê-lo.
172)(Concurso
de Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Mata Verde – MG –
2011– FUMARC) A Álgebra tem grande importância no desenvolvimento da
capacidade de abstração e generalização do estudante na sua formação geral. Em
relação ao seu ensino e/ou aprendizagem, todas as afirmativas estão corretas,
EXCETO:
a)
Para um bom desenvolvimento do ensino/aprendizagem da
Álgebra, é importante que o professor privilegie, fundamentalmente, o estudo do
cálculo algébrico e das equações, aspectos necessários e suficientes para
garantir a aprendizagem dos tópicos do programa referentes a esse campo.
b)
Em geral, os programas de Matemática dão grande
destaque ao ensino da álgebra. No entanto, isso não garante o sucesso dos
alunos em Matemática, o que é comprovado pelas investigações realizadas em
Educação Matemática e nos resultados do SAEB,SIMAVE e PISA c) Ao invés de
apenas enfatizar as “manipulações” com expressões e equações de uma forma
meramente mecânica, são indicadas para o ensino da álgebra propostas de
situações que levem os alunos a construir noções algébricas pela observação de
regularidades em tabelas e gráficos, estabelecendo relações.
d) Para que o aluno construa a idéia de Álgebra como
uma linguagem para expressar regularidades, é aconselhável que o professor
proponha situações em que os alunos possam investigar padrões, tanto em
sucessões numéricas como em representações geométricas, e identificar suas
estruturas, construindo a linguagem algébrica para descrevê-los simbolicamente.
173)(Concurso
de Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Belo Horizonte – MG
– 2009– FUMARC) Para POLYA (1987), são quatro as etapas principais para
a resolução de um problema. São elas:
a) Compreender o
problema; elaborar um plano; executar o
retrospecto e fazer a avaliação.
b) Ler o
problema; elaborar um plano; executar o plano e refazer a solução.
c) Compreender o
problema; elaborar um plano; executar o plano; fazer um retrospecto.
d) Ler o
problema, resolver o problema; fazer um retrospecto e efetuar a avaliação.
174)(Concurso
de Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Belo Horizonte – MG
– 2009– FUMARC) Segundo
DANTE (1991), os objetivos da resolução de problemas de
Matemática, na Educação Fundamental, são:
I. Fazer o aluno pensar produtivamente e dar a
oportunidade de o aluno se envolver com as aplicações de Matemática.
II.
Desenvolver o raciocínio do aluno e tornar as aulas de Matemática mais
interessantes e menos desafiadoras.
III.
Equipar os alunos com estratégias para resolver
problemas e dar uma base mínima de Matemática às pessoas.
IV.
Ensinar o aluno a enfrentar situações novas e
desenvolver estratégias que auxiliem os alunos a resolver problemas.
Estão CORRETAS as afirmativas:
a) apenas I e
II.
b) apenas I e
IV.
c) apenas II e
IV.
d) apenas II e
III.
175)(Concurso
de Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Belo Horizonte – MG
– 2009– FUMARC) Segundo DANTE (1991), são avisos importantes para o
professor, EXCETO:
a)
Grandes listas de exercício auxiliam para que o aluno
apreenda o conteúdo, o que facilita a ação futura dos alunos diante de
problemas novos.
b)
A resolução de problemas deve ser parte integrante do
currículo e deve ser realizada de modo constante e contínuo ao longo do ano
letivo.
c)
A motivação de revisão de raciocínio e a percepção de
erros na execução de uma situação-problema devem fazer parte do cotidiano
escolar, para que a criança compreenda melhor o que deveria ter feito.
d)
Deve-se focalizar, enfatizar e valorizar mais a análise
do problema do que o resultado propriamente dito.
176)(Concurso
de Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Belo Horizonte – MG
– 2009– FUMARC) Segundo DANTE (1991), são características de um bom
problema, EXCETO:
a) Ser real e
interessante para o aluno.
b) Ter um nível
adequado de dificuldade para o aluno; porém, deve ser desafiador.
c) Constituir-se
na aplicação evidente e direta de operações aritméticas.
d) Ser o
elemento desconhecido de um problema realmente desconhecido.
177)(Concurso
de Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Betim – MG – 2007–
FUMARC) A proposição
de situações em que os alunos possam investigar padrões tanto em sucessões
numéricas como em representações geométricas e identificar suas estruturas,
construindo a linguagem algébrica para descrevê-las simbolicamente, é um
trabalho que favorece a que o aluno construa a idéia da Álgebra como uma
linguagem para expressar regularidades. A utilização dessas situações em sala
de aula contempla a seguinte dimensão da Álgebra:
a) Álgebra como o estudo de
funções.
b) Álgebra como
aritmética generalizada.
c) Álgebra do
ponto de vista estrutural.
d) Álgebra como
o estudo das equações e dos sistemas de equações.
178)(Concurso
de Professor PEB II de Matemática – Prefeitura Municipal de Betim – MG – 2007–
FUMARC) É consenso,
entre os educadores matemáticos e indicado pelos PCN, que é preciso iniciar o
aluno no uso de novas tecnologias e a calculadora é uma delas. Uma das razões
para essa recomendação é social; a escola não pode se distanciar da vida do
aluno e sua vida em sociedade está impregnada pelo uso da calculadora. Outra
razão é pedagógica: usando a calculadora para efetuar cálculos, o aluno terá
mais tempo para raciocinar, para criar e resolver problemas. Sendo assim, a
discussão hoje é quando e como utilizar a calculadora na aula de Matemática.
Mas o uso da calculadora NÃO seria recomendável:
a) para resolver problemas
elementares.
b) para
investigar propriedades matemáticas.
c) quando os
cálculos numéricos são auxiliares.
d) para melhorar
a estimativa dos alunos por meio de jogos.
Muito bom!!!!!
ResponderExcluirProfessor Otávio, encontrei suas aulas por acaso.
ResponderExcluirEstou estudando para o concurso da SEE MG por elas...
Muito obrigada por disponibilizar suas aulas.
Deus te abençoe imensamente.
Você tem uma maneira de explicar que conseguimos entender sem ter que voltar o video...
Se Deus quiser vou voltar aqui nos comentários depois do dia 8 de abril para falar que passei no concurso.
Forte abraço
Elisangela
Parabéns pela inciativa Prof. Otávio, pode ter certeza que suas aulas estão ajudando muitas pessoas. O mundo precisa de mais pessoas assim, que ajudam o próximo.
ResponderExcluirDeus te abençoe imensamente!