PROBLEMAS
PARA DEBATE EM AULA – TEMA DA AULA – NÍVEL 1, 2 E 3
EXERCÍCIO 0
– F. Dutenhefner, L. Cadar “Encontros de Aritmética”
(I)
Existem dois números pares consecutivos?
(II)
Existem dois números ímpares consecutivos?
(III)
Existe um número natural que não é par nem
ímpar?
(IV)
Escreva dois números pares. Agora some estes
dois números. O resultado é par ou ímpar? Repetindo este experimento com outros
números você pode opter uma soma par ou soma ímpar? Justifique sua conclusão.
(V)
O que podemos dizer da soma de dois números
ímpares? O resultado é par ou ímpar?
(VI)
E a soma de um número par com um número ímpar?
(VII)
E se somarmos uma quantidade par de números
ímpares?
(VIII)
E a soma de uma quantidade ímpr de números
ímpares, é par ou é ímpar?
Em breve
EXERCÍCIO 1 – F.
Dutenhefner, L. Cadar “Encontros de Aritmética”
Onze engrenagens estão
colocadas em um plano, arrumadas em uma cadeia como está ilustrado na figura a
seguir. Todas as engrenagens podem rodar simultaneamente?
Em breve
EXERCÍCIO 2A
– F. Dutenhefner, L. Cadar “Encontros de Aritmética”
Os
números de 1 a 10 estão escritos em uma linha. Pode-se colocar sinais de “mais”
e de “menos” entre eles de modo que o valor da expressão resultante seja igual
a zero?
Solução. Não é possível. Imaginando que fosse possível, poderíamos
separar os números dados em dois grupos com a mesma soma (basta
passar todos os n´umeros com sinal negativo para o outro lado da expressão
que é igual a zero). Entretanto a soma dos números naturais de
1 a 10 é igual a 55. Como este número é ímpar, não podemos separar
os numeros dados em dois grupos que tenham a mesma soma.
EXERCÍCIO 2B
– F. Dutenhefner, L. Cadar “Encontros de Aritmética”
Continuando o exercício 2-A. Vamos imaginar os
números 1 a 11 estão escritos em uma linha. Pode-se colocar os sinais de + e –
entre eles de modo que o valor da expressão resultante seja zero?
Solução. Como no caso anterior, para isto ser possível, devemos dividir
os números dados em dois grupos com mesma soma. Como a soma dos
números naturais de 1 a 11 é igual a 66, precisamos de dois grupos cuja
soma seja igual a 33. Começando pelos maiores, observe que 11+10+9 =30. Daí, 11 + 10 + 9 + 3 = 33. Assim, 1 + 2 + 4 + 5 + 6 + 7 + 8 = 33
e, portanto, 1 + 2 + 4 + 5 + 6 + 7 + 8 = 11 + 10 + 9 + 3. Daí obtemos
1 + 2 − 3 + 4 + 5 + 6 + 7 + 8 − 9 − 10 − 11 = 0.
EXERCÍCIOS
2C – F. Dutenhefner, L. Cadar
“Encontros de Aritmética”
Mostre que se a soma de 1 até n é par, então é
possível separar os números de 1 até n em dois subgrupos de igual soma.
(i)
Qual é o valor da soma 1+2+3+...2014? Essa soma
é par ou ímpar?
(ii)
Qual é a soma dos múltiplos entre 1 e 301.
(iii)
Calcule as somas 1+2+3+...+20, 1+2+3+...+50 e
21+22+23+...+50.
(iv)
Para quais valores n da soma dos números de 1 até n é par?
(v)
Indique como o exercício 2B poderia ser
resolvido para a lista dos números de 1 até 100
EXERCÍCIO 2D
– Fomin, capítulo 1, problema 21
Um gafanhoto pula ao longo de uma linha. No seu
primeiro pulo, ele anda 1 cm, no segundo 2 cm, no terceiro 3 cm, e assim
sucessivamente. Cada pulo o leva para a direita ou para a esquerda. Mostre que
após 1985 pulos, o gafanhoto não pode retornar à sua posição inicial.
EXERCÍCIO
3 – F. Dutenhefner, L. Cadar
“Encontros de Aritmética”
Todas as peças de um dominó foram colocadas em uma
cadeia de modo que o número de bolinhas nas extremidades de dois dominós
adjacentes são iguais. Se uma das extremidades da cadeia contém 5 bolinhas,
qual é o número de bolinhas na outra extremidade?
EXERCÍCIO
4 – F. Dutenhefner, L. Cadar
“Encontros de Aritmética”
Você pode encontrar cinco números ímpares cuja soma
seja 100?
RESOLUÇÃO EM VÍDEO: AQUI
EXERCÍCIO 8 – Questão 27.4
de S. Dorincheko
Um número foi obtido permutando-se os algarismos de outro número.
(A) A soma desses dois números pode ser igual a
9999?
(B) Essa soma poderia ser igual a 99999?
S Resolução:
(a) É possível escrever 9 como soma de dois inteiros de várias formas, por
exemplo, 9 = 5+4 ou 9 = 7+2. Assim, 9999 = 5544 + 4455 ou 9999 = 7722 + 2277.
Portanto, a resposta ao item (a) é sim, sendo que apresentamos dois exemplos
possíveis envolvendo a soma de dois números que diferem apenas por permutações
de seus algarismos.
(b) Inicialmente observe que 9999 e 99999 diferem pela quantidade de algarismos
neles presentes, uma é par e a outra ímpar. Suponha que fosse possível executar a
soma de dois números, diferindo apenas pelas permutações de seus algarismos, sendo
o resultado 99999. Nessa soma não poderá ocorrer a regra do “vai um” a cada dois
algarismos em valores posicionais correspondentes, caso contrário a resposta final não
seria 9. Então, ao somarmos os dois últimos algarismos dos dois números iremos obter
9, ao somarmos dos dois penúltimos também será 9 e assim por diante, sem que se
aplique a regra do vai um em nenhuma dessas operações. Como um dos números foi
formado permutando-se os algarismos do outro, os algarismos do número original
podem ser divididos em pares cuja soma é 9. Geramos uma contradição, pois como o
número necessariamente terá cinco algarismos e nenhum algarismo pode formar um
par consigo mesmo (uma vez que a soma de qualquer algarismo consigo mesmo é um
número par e 9 é ímpar) tal construção fica inviabilizada. Portanto, a resposta ao item
(b) é não.
EXERCÍCIO 9
– Problema 1 do artigo “Paridade” de Eduardo Wagner, Eureka!, Ed Especial
2007
Em um quartel existem 100 soldados e, todas as
noites, três deles são escolhidos para trabalhar em sentinela. É possível que
após certo tempo um dos soldados tenha trabalhado com cada um dos outros
exatamente uma vez?
Solução: Não é possível. Escolha um soldado ao acaso. Em cada noite que trabalha, ele
está em companhia de dois outros soldados. Como 99 é ímpar, não podemos formar
pares de soldados sempre diferentes para trabalhar com o escolhido.


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